Quantos já nos visitaram

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IFÁ - UMA BREVE DESCRIÇÃO E HISTÓRICO - POR OBA ENI ORIATÉ MIGUEL CASOLA


Uma breve explicação sobre o Culto de Ifá

O Culto de Ifá é oriundo das Religiões tradicionais africanas, ligado ao Orishá Orunmilá-Ifá da religião yoruba, mais precisamente na Nigéria. Com a escravidão, os líderes chamados Babalawos imigraram obrigatoriamente para Cuba como escravos. Eles eram os sacerdotes de Ifá e cerca de 97% deles vieram para Cuba nessa época, deixando a região onde se cultuava Orunmilá totalmente devastada. Com a ida deles para Cuba o culto a Ifá ali se disseminou, juntamente com o culto aos Orishás, hoje chamado de Santeria ou Lukumi, através da Regla de Osha. Para o Brasil o povo enviado são chamados de Bantus da região de Angola e os Fons, da região de Ketu

A palavra IFÁ se refere ao corpo Yorubá de conhecimento, ritual e filosófico, também como o sistema de adivinhação.

IFÁ é também um dos nomes de elogio do Orishá da Sabedoria e da Adivinhação, Orunmilá.

IFÁ não é uma religião. “É muito mais que isso” e realmente o é. A tradição IFÁ/Orishá manteve até os dias de hoje a real estrutura tradicional Yorubá. Tem um vasto conhecimento de ervas medicinais.

Sua tradição se mantém viva até hoje, através dos Tratados de Ifá. A tradição oral foi mantida até o dia da chegada de letrados à Cuba que foram iniciados em IFÁ e então escreveram o que os mais velhos já contavam com total descrição e sabedoria.

O Oráculo de IFÁ é constituído em seu Corpus pela vivência de cada um dos 256 odús de IFÁ. É a mais segura e completa forma de adivinhação conhecida até os dias de hoje desde mais de sete mil anos de existência (UNESCO). Conta com 256 signos ou Odús de IFÁ e entre eles está contida todos os refrões, histórias, patakins, parábolas, metáforas, entre outras coisas como ebós, obras, ewes, etc. Esses Odús são lidos, interpretados, analisados por um Awo Ni Orunmilá e explicados pelos mesmos num Osode de IFÁ (Jogo de Opelé). Através dessa interpretação o consulente conhecerá as origens e soluções de cada um de seus problemas, inclusive tudo o que acontece em suas vidas e que formam parte de seus destinos, pois um dia nosso Orí diante de Olófin escolheu seu próprio destino. Nesse momento Orunmilá estava presente e é o único que é testemunho de Deus na criação do mundo, por isso é o único que sabe tudo sobre nós.

As mulheres também podem ser iniciadas no culto, independentemente de serem esposas de Babalawos, quando passam a ser chamadas de Apetebis (esposas de Orunmilá). A primeira iniciação de um homem (mão de Orunmilá) é chamada de Awo Fakan. Os sacerdotes de Orunmilá são chamados de Babalawos e sempre são homens. Para Osha o jogo é diferente e é chamado Merindilogun (Búzios) e é o jogo dos OBÁ ORIATÉS, das IYALORISHÁS e BABALORISHÁS, sendo vetado aos Babalawos. O Merindilogun se diferencia dos búzios do candomblé pelo método de jogo, por ter como saber o iré (positivo) ou osogbo (negativo) há mais eficácia na adivinhação.

O Culto de Ifá tem um rígido e complexo sistema de conduta moral relativo a seus adeptos, expresso no Odu Ika Fun, onde surgem os dezesseis mandamentos de Ifá.

Hoje no Brasil a integração de Ifá com o Candomblé e com as religiões Afro-brasileiras tem acrescentado muito em ambas as culturas.

Oluwo Siwaju Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun Omo Oni Shangó

http://ifanilorun.com.br/?p=56#more-56

Nenhum comentário:

Postar um comentário