Quantos já nos visitaram

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MOCAMBO CULTURAL - COLETIVO DE ARTISTAS NEGROS E NEGRAS



O Mocambo Cultural - Coletivo de Artistas Negros e Negras, fomenta intervenções culturais urbanas e experiências estéticas das artes afro-brasileiras. Prioriza a arte experimental, porém tem sua práxis poiética também referenciada nas artes tradicionais africanas e da diáspora,  com ênfase na poética afro-amazônica. Porém dilatando as fronteiras da estética e das africanidades, propõe uma guerrilha cultural anti-hegemônica. 
Combate a discriminação racial no campo simbólico, porém monitora as políticas públicas e apoia todas as frentes de lutas, ou ações, pelos direitos humanos e cidadania negra - incluso o direito ás suas referências culturais de matriz africanas e seus patrimônios culturais. 
No campo da Educação, o Mocambo Cultural presta assessoria pedagógica a escolas ou a comunidades que interessarem, e faz intervenções em Planos Políticos Pedagógicos, na implementação da Lei 10.639/03, e fomenta a criação observatórios populares desta Lei. Assim, apoia redes de ensino em ações educativas, por uma educação do SER - nas relações étnico-raciais –, além de realizar ou apoiar seminários, feiras culturais, realização de oficinas, cursos, pesquisas e produções artísticas nas escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário