Quantos já nos visitaram

sábado, 24 de novembro de 2012

MÃE BEATA É CONDECORADA NO SALÃO NEGRO DO CONGRESSO BRASILEIRO

Yalorixá, indicada por Jean Wyllys, recebe pela primeira vez a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados




Redação Correio Nagô – Desde sua criação em 1983, a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados foi entregue pela primeira vez a uma Yalorixá. Beatriz Moreira Costa, que tinha sido indicada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOl-RJ), foi uma das 25 pessoas agraciadas no evento que aconteceu na última quarta-feira (21), no Salão Negro do Congresso Nacional.
Mãe Beata de Iemanjá, como a sacerdotisa é conhecida, nasceu em 20 de janeiro de 1931, em Cachoeira de Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. A Yalorixá é também escritora, atriz e artesã e desenvolve trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo.
Presidente da Ong Criola (organização de mulheres negras que atua contra o racismo e o sexismo), Mãe Beata de Iemanjá integra ainda o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e é conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio.
De acordo com matéria publicada no site do deputado federal, a indicação de uma líder de comunidade tradicional de terreiro é “simbólica, principalmente em tempos aonde o aumento do fundamentalismo religioso vem disseminando o preconceito e a intolerância seja ela por orientação sexual ou crenças religiosas”.
“Há uma clara discriminação religiosa nesse espaço, que deveria ser laico. Esse reconhecimento é apenas um passo para a valorização dessa comunidade”, disse o deputado.
“É preciso que o povo de santo, assim como representantes de grupos historicamente discriminados e estigmatizados, saiam dos armários e assumam com orgulho suas crenças, religiões, orientações e maneiras de ser”, complementou Wyllys.
Com informações do site Jean Wyllys

PARABÉNS MÃE BETA, A REDE AMAZÔNIA NEGRA - RAN, SE SENTE FELIZ, E COM CERTEZA TODO O BRASIL, COMEÇA A ENTENDER O QUE SEUS FILHOS, COMO O NOSSO QUERIDO OGAN ADERBAL, NOS FALA SOBRE A SENHORA.
MUITO AXÉ MÃE.

 Att.

Francisco das Chagas Silva (Prof. Chiquinho)
Conselheiro Titular do CNPIR
Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento das Políticas de Promoção da
Igualdade Racial e do Ciclo Orçamentário do Governo Federal - CNPIR/SEPPIR
Rede Amazônia Negra – RAN
Mocambo Cultural – Coletivo de Artistas e Articuladores Afrodescendentes de Rondônia
(69)9921 9642 / 9918 0506/ 92812071 / 3223 6592
http://pedrasnegrasro.blogspot.com/



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário