Quantos já nos visitaram

sábado, 8 de setembro de 2012

SEPPIR apresenta painéis da desigualdade racial para alunos da USP



A visita faz parte do projeto acadêmico "A Cidade Constitucional e a Capital da República VI". Os estudantes ficam em Brasília até domingo (09) e amanhã (07) acompanham as comemorações da tradicional Festa da Independência do Brasil 

Gestores da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) apresentaram hoje (06), painéis da desigualdades raciais no país para cerca de 85 alunos da Universidade de São Paulo (USP). A exposição foi feita pela gerente de Projetos Silvana Rezende e o Especialista em Políticas e Gestão Governamental, João Cláudio Basso.

Silvana Rezende explicou ao grupo que as "políticas universalistas não combatem a desigualdade racial em sua estrutura", por isso, o governo articula ações afirmativas que atendam a população negra que está em maior número na sociedade brasileira, porém, apresentam os piores índices de analfabetismo, desemprego e mortalidade, entre outros.

A visita dos alunos à Brasília faz parte do projeto A Cidade Constitucional e a Capital da República VI, idealizado pelo professor de Gestão de Administração Pública, Marcelo Nerling. De acordo com ele, através de trabalhos como o da SEPPIR, a história da população negra está sendo recontada. "É uma luta de princípios que transcende a cor da pele", afirmou o professor.

Os alunos estão na cidade desde segunda-feira e já visitaram a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério dos Esportes, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Escola de Administração Fazendária.

O grupo fica em Brasília até domingo (09) e amanhã (07) acompanha as comemorações da tradicional Festa da Independência do Brasil, que acontece na Esplanada dos Ministérios com a presença da presidenta Dilma Rousseff.


SEPPIR participa de Reunião do Mercosul

XXII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do MERCOSUL e Estados Associados (RAADH) acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, em Porto Alegre (RS)

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) participa da XXII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH). Iniciado segunda-feira (03), o encontro segue até hoje (6), em Porto Alegre (RS), e envolve as comissões permanentes em debates sobre Discriminação, Racismo e Xenofobia.

Criada em 2005, a RAADH é o foro especializado em direitos humanos do bloco e ocorre semestralmente, visando desenvolver a integração de políticas de promoção dos direitos humanos no âmbito dos países membros e associados, em sintonia com a agenda internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário