Quantos já nos visitaram

terça-feira, 4 de setembro de 2012

BRASIL-EUA: PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL

Nos dias 21 e 22 de agosto de 2012, houve uma reunião técnica do JAPER. E o que é o JAPER? É um Plano de Ação Conjunto entre o Governo Brasileiro e o Governo dos Estados Unidos da América para a Eliminação da Discriminação Racial e a Promoção da Igualdade Racial.

O local exato  dessa reunião  foi no Palácio do Itamaraty, Brasília/DF (Auditório Santiago Dantas). E os objetivos dessa reunião do Japer foram compartilhar e avaliar o andamento do Plano de Ação, já que é um plano iniciado ainda em 2008, e que tem um calendário de atividade muito esporádico, com poucos encontros presenciais, e dificultado por uma série de fatores. Em dezembro de 2011 houve uma reunião  do Grupo Diretor, composto por representantes da ambos países, que pactuou uma série de ações. Esse encontro de 2012 foi, portanto, para a verificação das metas destas ações, mas também para avanços ou redirecionamentos destes passos.

Na solenidade de abertura tivemos a anfitriã, a Ministra Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Senhora Luiza Bairros.  E Participaram deste encontro, Vera Machado, Embaixadora da Subsecretaria Geral de Assuntos Político I do Ministério das Relações Exteriores;  Kevin Whytaker - Subsecretário-Adjunto para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado; Zakiya Carr Johnson, Chefe da Unidade de Raça, Etnia e Inclusão Social para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado; e Thomas A. Shannon, Embaixador dos Estados Unidos, estes como representantes governamentais, além de outros, de outras instituições norte americanas como Kimberle W. Crenshaw, da Universidade da Califórnia. Pela sociedade civil negra americana, contávamos com Mwiza Munthali, Diretor de Extensão da TransAfrica Fórum, que não compareceu. Pela sociedade civil brasileira, nas mesas temática, destacamos Jurema Werneck, da ONG Crioula. Nos comentários, nas mesas, tivemos ainda, Helena Oliveira, Gestora de Programas, Especialista em Igualdade Étnicorracial para a infância do UNICEF.

SECRETÁRIA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO
 DOS ESTADOS UNIDOS, E  O PROFESSOR CHIQUINHO,
CONSELHEIRO TITULA DO CNPIR, PELA REDE
 AMAZÔNIA NEGRA
Como representante do  Conselho Nacional de Promoção de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR,  tivemos o Conselheiro Titular Francisco das Chagas Silva (Prof. CHIQUINHO) da Rede Amazônia Negra - RAN, a Conselheira Senhora Ana José Lopes, do Fórum Nacional de Mulheres Negras - FNMN, além de um convidado especial, também conselheiro do CNPIR - João Carlos Borges Martins, da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários Negros e Empreendedores Afro-brasileiros - ANCEABRA. 

O encontro foi coordenado, com muita competência, por Mônica Alves de Oliveira, Diretora de Programas da SEPPIR, com a participação e suporte, por parte do governo brasileiro, por representante do MEC, SEPPIR,  MRE e Secretaria Geral da Presidência da República. 

Os temas, distribuídos nos GTs de Trabalho Simultâneos foram: 
  • Acesso a Justiça e Segurança Pública
  • Educação
  • Trabalho e Empreendedorismo no contexto dos grandes eventos
  • Justiça Ambiental,e
  • Saúde.

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário