Quantos já nos visitaram

sábado, 25 de junho de 2011

O QUE É O MOCAMBO CULTURAL?



O Mocambo Cultural é um coletivo de caráter suprapartidário que nasceu da experiência de organização política de diversos grupos da vanguarda artística, e de culturas populares emergentes no Brasil,  especificamente, na Amazônia. Experiência esta vivida no processo de construção da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR -, e do Sistema Nacional de Cultura - SNC.
            Nas linhas de atuação, cultural e política, do Mocambo Cultural, pretende-se fomentar intervenções culturais e experiências estéticas que contribuam para as artes em Rondônia, isto é, na questão da estética e da democracia cultural. No viés político, visa a construção de uma  união de forças entre os diversos grupos do movimento negro em Rondônia, e contribuir com a formação política e mobilização dos filhos da diáspora africana em nosso estado. Possibilitando a articulação de objetivos comuns e fortalecendo a atuação de todo o seguimento. Culturalmente o Mocambo Cultural é um território livre,  que não tem limites. Ou seja, vai aonde a democracia permitir ou necessitar, e prioriza a arte experimental dos afro-descendentes, dilatando as fronteiras da estética e das africanidades. Ainda no sentido cultural o Mocambo não pretende ser uma entidade jurídica. Está mais para um “Quilombo Urbano Contemporâneo”.
Além de práticas colaborativas junto ao seguimento negro em geral o Mocambo Cultural tem uma presença solidária junto às comunidades quilombolas e à polução negra rural não-quilombola. Elaborando propostas de políticas públicas e de mecanismos de controle social dessas políticas, a partir de indicadores. Combatendo a discriminação racial, monitorando políticas e apoiando todas as frentes de lutas, ou ações como trabalho, renda, qualidade de vida, saúde, educação,  titulação das terras quilombolas, preservação de memória, promoção e revitalização da cultura negra, implementação de ações afirmativas, cultivo da cultura de paz, segurança pública para a população negra rondoniense, combate ao racismo, cotas. Enfim, engajando-se em tudo que desenvolva a cidadania negra em Rondônia, sobretudo na perspectiva artístico-cultural.
           
       Como coletivo articulador o Mocambo Cultural participou ativamente das discussões para a criação do Conselho Municipal do Negro - CONEGRO - em Porto Velho. Coordenou o grupo de trabalho que criou a minuta da Lei Municipal, reestruturando este conselho. E juntamente com todos os movimentos negros do Município de Porto Velho articulou junto a Câmara de Vereadores, e a Prefeitura, para que este conselho tomasse posse. Outro exemplo é a  participação na construção de um espaço, canal de diálogo, e de construção coletiva de políticas públicas no âmbito Partido dos Trabalhadores, e entre este partido e a comunidade afro-descendente de Rondônia.
Voltando a questão da cultural temos promovido atividades das comunidades de terreiros e produções artísticas de diversos grupos e indivíduos, principalmente por meio da Agenda Zumbi, projeto da Prefeitura de Porto Velho, em sua Fundação Cultural Iaripuna.
        No campo educacional o Mocambo Cultural tem articulado a participação de grandes pensadores negros da região Norte em simpósios, seminários e debates, num intercâmbio entre as regiões. Sempre atualizando o pensamento e as práticas pedagógicas da cultura e saberes negros. Por exemplo, participou como parceiro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em seu Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos, o GEPIAA, na efetivação do I Encontro de Pesquisadores da Diáspora Africana na Amazônia.

         Como ato cultural, intervenção urbana própria deste coletivo, estará fazendo uma enorme escultura, de um Orixá, em pedra bruta do rio Madeira, aliás, em sua própria margem. Demarcando território de identidade, consolidando e dando ressonância à memória dos nossos ancestrais, valorizando e divulgando um espaço sagrado para as comunidades de terreiros. Para além da visão de ecologia ocidental resignificando para a sociedade não-negra, o valor do meio ambiente, na perspectiva da visão de mundo e cosmologia dos afro-descendentes. Reconhecendo as referências culturais na paisagem e no patrimônio natural, ecológico e cultural.
          Como promoção da cultura afro-descendente, o Mocambo Cultural desenvolve ou viabiliza atividades nas escolas da rede pública de Porto Velho e participa de intervenções em Projetos Políticos Pedagógicos, como é o caso da Escola Murilo Braga. Para que sejam efetivadas práticas didático-pedagógicas incluindo a história, a geografia e as artes africanas e afro-descendentes, no que se refere à Lei 10.639/03.

            Na atualidade este coletivo de cultura, enquanto movimento negro membro da Rede Amazônia Negra, compõe os conselhos municipal - de Porto Velho - e nacional de promoção da igualdade racial, CONEGRO e CNPIR, respectivamente.

Na articulação nacional o Mocambo Cultural utilizará como fórum social negro permanente, a Rede Amazônia Negra, também, para monitorar e auxiliar as ações do Núcleo dos Parlamentares Negros  NUPAN (afro-parlamento), da Frente Parlamentar Mista da Igualdade Racial em Defesa dos Quilombolas, do CNPIR, da SEPPIR e de órgãos vinculados ou similares.

CONTATO:
Cel.: (69)9921 9642 / (69) 9281 2071


Nenhum comentário:

Postar um comentário