Quantos já nos visitaram

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Professor Eduardo Oliveira virá à Porto Velho


"Um dos mais notáveis homens nascidos neste país", assim se refere o editorial da Revista Raiz da Liberdade (CNAB), ao autor do Hino à Negritude  brasileira,  professor Eduardo de Oliveira.

O professor Eduardo tem apenas 50 anos de literatura, com várias obras publicadas, e tão somente 83 anos de combate ao racismo e de luta pela igualdade racial neste país. E onde se pensar em frente de combate, em espaço nacional de luta, lá está o professor. Com toda sua idade e experiência nacional, podemos imaginar o professor Eduardo articulando com todas as grandes lideranças dos movimentos negros deste país. Amigo de lendas como Abdias do Nascimento e outros e outras, representantes desta luta.

Em Rondônia, um guerreiro da Tropa de Choque do ex-Presidente Lula, na luta pelos direitos humanos, sobretudo, dos quilombolas, comunidades de terreiros e outros coletivos negros - desde a cultura, artes, religiosidade, intelectualidade, empreendedorismo, saúde, educação, enfim -, era o saudoso Dep. Eduardo Valverde, agora temos o Deputado Estadual José Hermínio Coelho (PT/RO), com propostas arrojadas para um avanço nas políticas públicas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo, neste estado. 

O Dep. Hermínio (PT/RO) , promete em breve divulgar, em primeira mão neste blog, o seu programa em prol dos afro-descendentes de Rondônia. E, só para adiantar, já contactou o Prof. Chiquinho, Conselheiro do CNPIR, para convidar o Presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), Eduardo de Oliveira, para a apresentação do seu Projeto de Lei que trará em seu bojo proposições como a assinatura de um protocolo de intenções que dará início da institucionalidade desta demanda em Rondônia, junto à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Onde, em audiência pública será montado um grupo de trabalho misto - governo e sociedade civil organizada - para elaboração de um programa de governo. E na ocasião a Assembléia Legislativa de Rondônia fará uma homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira instituindo o Hino á Negritude no âmbito do Estado de Rondônia, o que o torna, mas que solene, e sim oficial, propício para ocasiões de manifestações sociais e da cultura do povo negro de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário