Quantos já nos visitaram

sábado, 6 de dezembro de 2014

O Centenário do Terreiro de Mina Santa Bárbara - No Boletim Informativo do MinC


Centenário do Terreiro de Mina Santa Bárbara



O Terreiro de Mina Santa Bárbara, de Porto Velho, foi a primeira comunidade de matriz africana a se formar em Rondônia. E, nesta quinta feira, dia 04 de dezembro, faz cem anos.

Como primeiro Terreiro do estado, já tem uma enorme importância histórica e cultural, e este Centenário simboliza que, além de um espaço de memória e de resistência cultural, é um território de identidade, de contínuo civilizatório africano e depositário de referências culturais do local onde a diáspora africana chegou, na Amazônia.

Portanto, o estado de Rondônia está de parabéns pela existência desta comunidade e pelo centenário deste Terreiro, fundado pela Senhora Esperança Rita. Uma territorialidade que significa a possibilidade de uma sustentabilidade das identidades afro-brasileiras com as africanidades rondonienses.


A Regional Norte do Ministério da Cultura, com muita satisfação, parabeniza o estado de Rondônia por este Centenário do Terreiro Mina Santa Bárbara, um espaço digno de ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial. E parabeniza esta comunidade pelos festejos deste dia alusivo ao seu centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário