Quantos já nos visitaram

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro - ZIMBARIMBÓ 2013 - A grande festa do Carimbó de Marapanim

SOCIALIZANDO E APOIANDO:

ZIMBARIMBÓ 2013 - A grande festa do Carimbó de Marapanim

Vista aérea de Marapanim
 
Marapanim, terra de encantos e tradições, a “borboletinha do mar” na língua dos primeiros moradores Tupis, capital mundial do Carimbó, esse ritmo nascido da fusão das culturas ancestrais indígenas, africanas e lusitanas, aqui preservado em sua essência há mais de dois séculos. São dezenas de Mestres e cerca de 40 Conjuntos de Carimbó em atividade, distribuídos em zonas distintas (Salgado e Água Doce) no território do município, que lutam para manterem vivas suas raízes histórico-culturais mesmo sem ter o devido apoio e reconhecimento, revelando a força e a diversidade dessa manifestação nesta região.


Mestres de Marapanim no I Encontro Marapaniense
da Campanha do Carimbó (março/2008)
(foto por Isaac Loureiro)

Unidos em busca da valorização e reconhecimento efetivos dessa tradição, Grupos e Associações Culturais do Carimbó de Marapanim decidiram organizar um evento próprio, que proporcionasse ao mesmo tempo visibilidade e dignidade a todas as pessoas que compõem essa maravilhosa diversidade criativa. Assim nasceu o ZIMBARIMBÓ – A Festa do Carimbó –que teve sua primeira edição realizada em dezembro de 2008 na Arena do Bom Intento com a participação de mais de 20 Conjuntos de Carimbó marapanienses. A iniciativa mostrou a força e a capacidade de organização de quem realmente mantém vivo o Carimbó de Marapanim, favorecendo o protagonismo dos grupos e suas associações e fortalecendo o movimento carimbozeiro pelo registro dessa manifestação como patrimônio imaterial brasileiro.

União entre grupos e associações tornou possível a criação
do ZIMBARIMBÓ
(foto por Isaac Loureiro)

O nome ZIMBARIMBÓ é uma junção das palavras “zimba” (como era chamado o carimbó antigamente na região) e “carimbó” (a forma atual), simbolizando nosso esforço em preservar e dar continuidade a essa tradição que é fundamental para a identidade cultural do povo de Marapanim, do Pará e do Brasil.

ZIMBARIMBÓ 2013: Marapanim celebrando nossa maior tradição
 
Mantendo firme a bandeira do reconhecimento do Carimbó como patrimônio cultural brasileiro, a edição 2013 do ZIMBARIMBÓ – A Grande Festa do Carimbó de Marapanim – acontece nos dias 6 e 7 de dezembro na cidade de Marapanim, no litoral atlântico do Pará, reunindo grupos e mestres do Carimbó tradicional do município e da região em um evento que pretende celebrar e proporcionar visibilidade a essa que é a grande expressão da cultura popular paraense e amazônica.
  

Apresentação de Grupos no I Zimbarimbó (2008)
(foto por Isaac Loureiro)
A iniciativa é dos Grupos e Associações Culturais Japiim, Raízes da Terra, Uirapuru,  e Filhos de Marapanim, em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e contando com o apoio da SECULT-PA, Prefeitura Municipal de Marapanim,dentre outras instituições.
 
A abertura do ZIMBARIMBÓ 2013 acontece no dia 6 de dezembro, sexta-feira à tarde,  com o tradicional Cortejo do Mastro de São Benedito, que sairá da residência de um dos mestres de Marapanim e percorrerá as ruas da cidade ao som do legítimo carimbó do Grupo Novos Canarinhos, até o local do evento, na Praça das Vitórias, na orla da cidade, onde será feita a cerimônia de levantação do mesmo.

Valorização e dignidade para os artistas do carimbó
(foto por Isaac Loureiro)
 
Logo em seguida se inicia a grande Mostra dos Grupos de Carimbó no palco do festival, onde se apresentam músicos e dançarinos de vários grupos de Marapanim, tanto da cidade quanto da região rural (Água Doce) e praiana (Água Salgada) do município. A proposta é revelar ao público a diversidade do carimbó marapanienese, com seus timbres e ritmos variados. Nessa noite vão tocar 8 grupos tradicionais de Marapanim.
A Mostra de Grupos de Carimbó continua na noite do dia 7 de dezembro, sábado, com apresentações de mais 7 grupos do legítimo carimbó pau & corda. A expectativa dos organizadores é chegar a 10 mil pessoas participando do evento este ano.
 
Dançarinos tradicionais no ZIMBARIMBÓ 2008
(foto por Isaac Loureiro)
 
O evento oferece uma boa amostra da qualidade e beleza do carimbó marapaniense, com grupos da cidade e das regiões do interior do município mostrando sua arte e peculiaridades, um verdadeiro tesouro para quem gosta e reconhece a importância da cultura de nosso povo. Por lá passarão os Conjuntos Japiim, Borboleta do Mar, Os Filhos de Marapanim, Flor do Mangue, Uirapuru, Uirapuru Mirim, Novos Canarinhos, Os Originais e Raízes da Terra (da cidade), além dos grupos Pica-Pau da Vista Alegre e Beija-Flor de Marudá  (da região da Água Salgada) e Sereias do MarRaízes do Paramaú e Faixa Branca (da região da Água Doce). Segundo a coordenação do evento, a intenção era envolver mais grupos nesta edição, mas em função de limitações financeiras não foi possível ampliar o número de participantes.
 
Mestre Melentino, lenda viva da flauta artesanal do carimbó,
homenageado do ZIMBARIMBÓ 2012
(foto por Isaac Loureiro)

Outra atividade do festival será a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, uma ação daCampanha do Carimbó em parceria com o Programa Coroatá de Formação de Empreendedores Culturais, vinculado à Proex/UFPa, que vem realizando nas comunidades carimbozeiras do interior do Estado um Ciclo de Formação de Agentes Culturais do Carimbó, com oficinas e seminários voltados para as lideranças e produtores culturais dos grupos locais. A oficina em Marapanim acontece nos dias 6 e 7 de dezembro pela manhã e tarde, na Escola Padre Alves, com inscrições gratuitas. 

O saudoso Mestre Bento no 1º Encontro dos
Mestres de Marapanim (2008)
(foto por Isaac Loureiro)

ZIMBARIMBÓ 2013 faz parte do CIRCUITO ZIMBA PARÁ, projeto que integra diversos festivais e eventos promovidos por grupos e comunidades vinculados à Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro. Todas as atividades do evento serão gratuitas e abertas ao público.

Dia Municipal do Carimbó em Marapanim antecipa o Zimbarimbó
Dia Municipal do Carimbó - dia 5 de dezembro - faz parte do calendário de feriados municipais de Marapanim desde 2009, quando a Câmara Municipal aprovou a proposta apresentada por vários grupos de Carimbó de instituir essa data para celebrar a maior expressão cultural do município. Desde então, todos os anos Marapanim e seus mestres saem às ruas nesse dia para comemorar essa manifestação bicentenária.

Este ano a comemoração do Dia Municipal do Carimbó acontece no dia 5 de dezembro, antecedendo o festival Zimbarimbó. A programação prevê alvorada, cortejo de rua e apresentações de dança e música com diversos grupos de carimbó do município, entre outras atividades. O espaço da mostra musical será na Praça das Vitórias, mesmo local do Zimbarimbó, a partir das 18h. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com as associações e grupos de carimbó de Marapanim.


SERVIÇO:

  • O que: Dia Municipal do Carimbó 2013
  • Quando: 05 de dezembro de 2013
  • Onde: Praça das Vitórias, Marapanim, Pará

  • O que: ZIMBARIMBÓ 2013 – A Grande Festa do Carimbó de Marapanim
  • Quando: 06 e 07 de dezembro de 2013
  • Onde: Praça das Vitórias, Marapanim, Pará

Contatos e Informações:

Articulador e ativista por este nosso lindo e rico Patrimônio Imaterial

Isaac Loureiro
Irmandade de Carimbó de São Benedito
Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro



--
_________________________________
"Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro"
Nós queremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário