Quantos já nos visitaram

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ministra da Igualdade Racial participa de reunião com diretoria da ABPN na Udesc



Data: 20/07/2012
A presidenta da ABPN, professora Zélia Amador de Deus, enalteceu o papel da SEPPIR enquanto apoiadora da Associação para realização dos Copenes

Ministra dialoga com o professor Paulino Cardoso

A Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, participou na tarde de terça-feira (17) de um encontro com a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, e convidados do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - Copene. O evento acontece até sexta-feira (20), na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.
A vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora do Consórcio Nacional nos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neabs), Maria Aparecida Barreto, e o Pró-reitor de Extensão da Universidade de Santiago de Cabo Verde, Elias Alfama Moniz, participaram da conversa. Os professores Kabengele Munanga, Elikia M’Bokolo, Jean-Michel Tali e Ali Moussa Iye, que estão no VII Copene, também estiveram presentes no encontro com a ministra Luiza Bairros.

Durante a reunião, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc), a ministra fez uma explanação sobre o trabalho realizado pela Seppir nos últimos anos, e salientou a relevância de estabelecer parcerias e planos de ações, em conjunto com a ABPN, visando a elaboração de políticas públicas de igualdade racial.

Luiza Bairros enfatizou a importância da realização de pesquisas sobre as populações afro-brasileiras no Brasil, ressaltando a necessidade de investimento em ferramentas que contribuam para análise da conjuntura e para o desenvolvimento de programas adequados à realidade brasileira.

A presidenta da ABPN, professora Zélia Amador de Deus, enalteceu o papel da Seppir enquanto apoiadora da associação para realização dos Copenes.

Durante a reunião foi estabelecido um termo de parceria entre a Seppir e a ABPN. De acordo com o presidente da comissão organizadora do VII Copene, professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, esta parceria deverá tornar a Seppir mais eficiente com capacidade de ampliar a sua missão institucional de implementar políticas públicas de promoção da igualdade racial.

A ministra elogiou a agenda do movimento negro, em especial dos pesquisadores negros e antirracistas nas instituições universitárias de ensino superior, que será levada em conta na definição das políticas publicas. “Saímos deste encontro muito contentes, para que nos próximos dois anos consigamos fazer um bom trabalho em prol da promoção da igualdade às populações de origem africana e na construção de um país melhor para todos”, completou Paulino Cardoso.

Os participantes na reunião decidiram elaborar uma moção a favor do Projeto de Lei 180, que está tramitando no Senado Federal e que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e estaduais. “Esta proposta discute a universalização das políticas de ações afirmativas para o acesso ao ensino superior nas universidades brasileiras, o que será um grande avanço”, afirma o coordenador do VII Copene.

“Os números têm demonstrado que há avanços significativos em relação à qualidade de vida da nossa população, entretanto, quando fazemos um recorte racial destes ganhos percebemos que a distância entre brancos e negros no Brasil permanece. Por isso precisamos das políticas de ações afirmativas e é isso que pretendemos dizer à sociedade brasileira”, esclarece.
Portal ABPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário