Filme traz depoimento da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros
FOTO: ACERVO ABDIAS NASCIMENTO/IPEAFRO
No dia da Abolição da Escravatura, estreia na TV Senado "Abdias: Raça e Luta". O documentário retrata a trajetória do professor, artista plástico, escritor, teatrólogo, político e poeta Abdias Nascimento.
A indignação, que o acompanhou desde a infância, foi a válvula propulsora que o transformou em um guerreiro das políticas de inclusão das populações afrodescendentes. A história de Abdias confunde-se com a história do Movimento Negro no Brasil. Criador do Teatro Experimental do Negro, responsável pela formação dos primeiros atores e atrizes dramáticos negros, Abdias esteve presente nas principais ações em prol da igualdade racial. Ao longo de sua vida política conquistou vitórias que se refletem na atual Constituição Federal. Graças a discussões iniciadas por ele no Congresso Nacional, em 1988, a Carta contempla, pela primeira vez, a natureza pluricultural e multiétnica do país.
Com direção de Maria Maia e produção de Cristina Monteiro, "Abdias:Raça e Luta" é uma homenagem a um dos pioneiros do movimento negro no Brasil. O documentário conta com a participação de Luiza Bairros, Ministra Chefe da SEPPIR; de Eloi Ferreira de Araújo, presidente da Fundação Palmares; de Elisa Larkin Nascimento, diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO - da atriz Ruth de Souza, entre outras personalidades.
Estréia: dia 13 de maio, domingo, às 21 horas, na TV Senado
Reapresentações: dia 19/05, às 14h30 e 21h30; dia 20/05, às 12h30 e dia 21/05, à 01h00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário