Quantos já nos visitaram

terça-feira, 8 de setembro de 2015

CHIQUINHO, UMA EXPERTISE QUE NÃO SE PODE NEGAR, NEM NEGLIGENCIAR

O Professor Francisco das Chagas - Prof.CHIQUINHO -, que há muito vem lutando pela cultura brasileira, e em especial as culturas amazônicas e afro-amazônicas, tem uma experiência que dispensa comentários. Além de contribuir para com o processo da democratização da cultura, milita no movimento negro, e na sociedade civil organizada foi um dos fundadores da Rede Amazônia Negra - RAN, da REATA, da TEIA AFRICULTURA, e membro do Coletivo Mocambo Cultural. 

Além de articulador, nos dois seguimentos, da cultura e do movimento negro nacional, regional (Rondônia) e local  (Porto Velho), Chiquinho pesquisa as culturas afro-brasileira, elabora projetos, busca recursos, faz captação de recursos, dar oficinas e gerencia projetos, e é produtor do setor audiovisual. Mas, como as entidades, ongs, coletivos, associações e outras organaizações participam destas redes, de uma ou de outra, e o Mocambo, articula diversos seguimentos culturais e artísticos, Chiquinho também transita no universo das produções literárias. Por outro lado, como pesquisador e membro de um núcleo de pesquisa universitário, o GEPIAA, da Universidade Federal de Rondônia, também levanta a bandeira da produção de livros, em demandas como a inclusão de escritores populares, a democratização dessa produção e do acesso, enfim de toda a cadeia produtiva, na perspectiva de democracia cultural. Por isso, escolheu, desta vez o Colegiado de Literatura, Livro e Leitura, que compõe o Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC.

Sua experiência em órgãos de controle como este vem desde a participação em conselhos, como o de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, em nível municipal,o CONEGRO, e de Turismo, o CONTUR, de Porto Velho, ao Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. E uma participação mais do que importante, digamos, histórica mesmo, foi na criação do primeiro colegiado nacional das culturas afro-brasileiras, Setorial do CNPC, órgão do Ministério da Cultura, enfim. Se formos falar mais da luta  de Chiquinho, iríamos longe. Portanto é um candidato à se considerar.

LINK PARA SE CADASTRAR NO PORTAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA - MinC: http://cultura.gov.br/votacultura/


LINK PARA VOTAR NO PROF.CHIQUINHO:
http://cultura.gov.br/votacultura/foruns/RO-literatura-livro-leitura


DICAP

INSTITUTO MURA PACHECO QUARITERÊ - IMPQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário