Quantos já nos visitaram

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

AS PEDRAS PRETAS DO MARANHÃO VOLTARAM - OS REGGAES DA PESADA! HOOT - EM PORTO VELHO

UMA TRADIÇÃO,  AS RADIOLAS DO REGGAE, PERTINHO DOS MARANHENSES E DOS FÃS E SIMPATIZANTES DO REGGAE, EM PORTO VELHO - ARREIA ZECA PEDRA!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA FOMENTAR E PROMOVER AS CULTURAS E ARTES NEGRAS

Aos artistas do nosso grupo de culturas afro-brasileiras!
Criamos uma Fanpage, como espaço, a ser construído e reconstruído coletivamente, em todos os sentidos, com toda a liberdade, participação e espírito colaborativo.
Uma página, não só de fãs das produções culturais e artísticas da África ou da Diáspora Africana, ou produtores e artistas das artes negras, mas um espaço de todos os atores do processo cultural afro, com foco no Brasil. Artistas, artesãos, pensadores da Cultura Afro, agentes, ativistas, produtores, promotores, empreendedores, curadores.
 Um espaço, inclusive, para pensarmos a Economia Criativa Solidária das Culturas Afro-Brasileiras. Um circuito virtual das nossas artes pretas; articulação, colaboração, e mercado preto. E, como somos e devemos ser animais políticos, o nosso espaço de debates políticos para as nossas culturas, nossas artes e nosso processo cultural, será o Grupo CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS, criado já há tempos (https://www.facebook.com/groups/mocambocultural/)
 Como a participação coletiva neste projeto, se dará desde o seu nascedouro, abrimos aqui uma campanha para eleição da Foto ou logo, desta Teia, deste TECIDO que vamos tecer juntos.
A FANPAGE é a: AFRICULTURA.
Vamos criar ou compor, e postar em nosso grupo e ver como escolhemos a marca vencedora. TOPAM ???
Vamos lá então:

https://www.facebook.com/culturafrica

sábado, 6 de dezembro de 2014

O Centenário do Terreiro de Mina Santa Bárbara - No Boletim Informativo do MinC


Centenário do Terreiro de Mina Santa Bárbara



O Terreiro de Mina Santa Bárbara, de Porto Velho, foi a primeira comunidade de matriz africana a se formar em Rondônia. E, nesta quinta feira, dia 04 de dezembro, faz cem anos.

Como primeiro Terreiro do estado, já tem uma enorme importância histórica e cultural, e este Centenário simboliza que, além de um espaço de memória e de resistência cultural, é um território de identidade, de contínuo civilizatório africano e depositário de referências culturais do local onde a diáspora africana chegou, na Amazônia.

Portanto, o estado de Rondônia está de parabéns pela existência desta comunidade e pelo centenário deste Terreiro, fundado pela Senhora Esperança Rita. Uma territorialidade que significa a possibilidade de uma sustentabilidade das identidades afro-brasileiras com as africanidades rondonienses.


A Regional Norte do Ministério da Cultura, com muita satisfação, parabeniza o estado de Rondônia por este Centenário do Terreiro Mina Santa Bárbara, um espaço digno de ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial. E parabeniza esta comunidade pelos festejos deste dia alusivo ao seu centenário.